O elevador, como conhecemos, começa a ganhar corpo quando a cabina é instalada. É dentro desse ambiente de diferentes tamanhos e tipos de decoração, iluminação e botões que interagimos com essa máquina que nos move para cima e para baixo.

Mas, uma etapa anterior a essa é fundamental para o processo de instalação do elevador e, principalmente, para o andamento da obra civil, independente da parte mecânica do elevador.

Neste post da série sobre o ciclo do elevador, vamos conhecer o processo de instalação dos marcos de portas, uma solução que racionaliza e agiliza a construção.

Marco de porta: um passo à frente

Depois que todas as lajes estão concretadas e a casa de máquinas está concluída (se o modelo tiver esse espaço), a pré-instalação do elevador entra em ação com o objetivo de preparar o local para a montagem do equipamento.

Os componentes do elevador, como mostramos no primeiro post da série, chegam às obras respeitando o cronograma da construção e devem ficar armazenados em lugares pré-definidos para evitar danos ou avarias.

Enquanto isso, a construção não para e para acompanhar o ritmo da obra e ganhar tempo com os processos, podemos antecipar uma etapa do processo de montagem do elevador que é a instalação dos marcos de porta.

O termo é bem técnico, mas traduzindo, trata-se de um sistema que na prática viabiliza a colocação dos acabamentos nos halls dos andares, como o piso, antes da instalação das portas do elevador, com ganhos de produtividade para o andamento da obra.     

Pavimento e elevador alinhados

A execução desse trabalho exige precisão devido ao alinhamento necessário entre o pavimento e a cabina do elevador. Afinal de contas, é a partir dos marcos que se dará a instalação das portas de pavimento, responsáveis pela conexão das pessoas com o elevador. Por isso, as portas precisam estar totalmente alinhadas com a cabina para o perfeito funcionamento do elevador.  

A execução desse trabalho exige precisão devido ao alinhamento necessário entre o pavimento e a cabina do elevador. Afinal de contas, é a partir dos marcos que se dará a instalação das portas de pavimento, responsáveis pela conexão das pessoas com o elevador. Por isso, as portas precisam estar totalmente alinhadas com a cabina.

A aferição do prumo da caixa de corrida é o primeiro passo para o instalador definir o posicionamento dos marcos, levando em consideração as especificações do equipamento a ser instalado.

Com essa etapa concluída, os marcos são montados e instalados um a um em cada pavimento, ou seja, um trabalho dedicado que exige apuro técnico e exatidão. Com tudo posicionado e alinhado já dá para fixar os batentes das portas, ou chumbar, para usar o termo técnico.

Sem esse sistema, a construtora teria que aguardar o início da montagem dos elevadores e a instalação das portas e dos marcos, para depois dar prosseguimento aos processos, inclusive de acabamento dos halls.

Ao ganhar tempo com essa fase da obra, a construtora consegue racionalizar uma etapa considerada crítica e com ganhos para todo o processo.A montagem do elevador também fica mais rápida com a instalação antecipada dos marcos de portas, tema do nosso próximo post da série de instalação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>