Cada vez mais, as cidades têm modificado suas estruturas para dar acessibilidade e qualidade de vida para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Com a proximidade do verão, a preocupação passa também pela necessidade de proporcionar livre acesso às áreas de lazer em diferentes ambientes, como edifícios residenciais, clubes, academias, hotéis e pousadas, entre outros.  

O impulso veio em forma de lei com a entrada em vigor do Decreto 9.451, que regulamenta o artigo 58 da Lei Brasileira de Inclusão e dispõe sobre a acessibilidade de edificações de uso privado multifamiliar.

Pelo previsto na legislação, as áreas de lazer dos condomínios devem se adaptar para proporcionar um deslocamento seguro para quem deseja acessar as áreas comuns, caso de piscinas, salões de jogos, quadras, academias, brinquedoteca, entre outros.

Autonomia e inclusão

Para ser acessível a qualquer pessoa que resida em condomínio, bem como aos visitantes e convidados, os ambientes de lazer dos edifícios devem passar por reformas para atender às necessidades de todos e quando necessário receber equipamentos específicos que cumpram esse papel de incluir, garantindo a autonomia das pessoas com deficiência.

É o caso da instalação de rampas de acesso com corrimãos; banheiros acessíveis; pisos com sinalização tátil para pessoas com deficiência visual;  pisos antiderrapantes; e portas adaptadas com medidas para a passagem de uma cadeira rodas. Todas essas adaptações devem seguir os critérios definidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Piscina acessível

As experiências de lazer e convício social são primordiais e parte essencial na vida de todos. Neste sentido, a piscina é um dos locais que reúne condições para uma acessibilidade inclusiva, a partir de adaptações que não são onerosas e promovem um impacto muito significado na vida das pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção. 

Além do piso antiderrapante, indispensável em qualquer condomínio com piscina, outros itens são importantes para proporcionar uma acessibilidade universal. Entre eles, degraus ou rampas submersas e antiderrapantes, corrimãos e barras de apoio.

Mas é a cadeira de transferência para piscina que ganha espaço por oferecer condições ideais para essas pessoas, assim como para a população idosa que, em virtude do comprometimento dos movimentos e da busca por qualidade de vida, também se beneficia da cadeira.

Trata-se de um produto de acessibilidade que cumpre seu papel social com propriedade, pois reúne várias funcionalidades e dá autonomia e segurança às pessoas. Além disso, tem ampla aceitação pelas pessoas com receio de usar a piscina por causa do medo de descer as escadas, como as crianças e as gestantes, devido às situações especiais de acessibilidade.

Dessa forma, pode contribuir para projetos que visam a acessibilidade como sinônimo de independência, condição que também atende à Lei Federal de Acessibilidade que prevê o uso de soluções em áreas comuns de prédios residenciais novos e locais públicos.

Operação simples para autonomia de todos

A cadeira de transferência para piscina é muito fácil de usar. A pessoa só precisa sentar na cadeira e acionar o joystick para entrar e sair da piscina, indicando sobe ou desce no comando.

O projeto possui um design clean, que se traduz em um produto compacto e robusto, composto por um motor, bateria independente e sistema de acionamento. Um diferencial importante é a altura do assento, que é adequado ao da cadeira de rodas, para facilitar o traslado de cadeirantes com autonomia.

É um equipamento que, além de tudo, tem fácil instalação: a base de fixação ocorre junto à borda da piscina, e pode transportar pessoas de até 150 quilos com segurança. Nós desenvolvemos soluções de acessibilidade que priorizam a inclusão para construir um futuro sem barreiras, como a cadeira de transferência para piscina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>