A capacitação profissional de jovens é um dos pilares da nossa atuação na área de responsabilidade social. Um compromisso com a formação e o desenvolvimento dessa parcela da sociedade, que busca uma oportunidade para começar a trilhar seu próprio caminho.

A parceria com a Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio, em Porto Alegre (RS), é a concretização desse objetivo, por meio do curso Aprendizagem Profissional em Eletromecânica de Elevadores, que capacita jovens aprendizes da instituição na manutenção de elevadores.

Um conhecimento técnico especializado que tem feito a diferença na vida dos jovens e também na nossa atuação na área de prestação de serviço em elevadores.

Especialistas para o mercado

Há sete anos, desde quando a parceria teve inicio, até 2019, 70 jovens aprendizes já foram qualificados para atuarem na manutenção de elevadores, a maioria do sexo masculino. Mas, 12 garotas já passaram pelo curso, quebrando paradigmas e abrindo mercado na área técnica de elevadores para o sexo feminino.

O curso é a porta de entrada para uma oportunidade de trabalho efetivo na área. Do total de formados, 22 foram selecionados para integrar nosso corpo técnico na Filial Porto Alegre.

Entre eles está Mateus Constante de Souza, que ingressou, em 2016, como estagiário e hoje é técnico em Assistência Técnica, uma das funções mais importantes para nosso negócio e responsável por manter a movimentação das pessoas diariamente nas grandes cidades.

Mateus sempre gostou de manutenção industrial, mas foi por meio do curso que teve a oportunidade de ingressar em uma área similar e se profissionalizar.

“Com o curso ganhei conhecimento para atuar no segmento de elevadores, desde a abordagem ao cliente à resolução de problemas, bem como leitura de esquemas elétricos e manutenção mecânica, fundamentais para o desenvolvimento e atuação profissional que tenho no dia a dia”, avalia o jovem que quer continuar na área, por isso está nos seus planos cursar a faculdade de Engenharia Elétrica.

Elevador escola

Para proporcionar esse conhecimento completo sobre elevadores, o curso é abrangente e contabiliza 800 horas/aula. São aulas teóricas e práticas com professor especializado na área, o que proporciona um aprendizado diferenciado que o mercado não oferece.

Para as aulas práticas, três elevadores e um laboratório com diferentes peças que compõem o equipamento estão à disposição dos alunos para proporcionar uma vivência da realidade que vão enfrentar no mercado.

voluntarios-thyssenkrupp-responsablidade

Jovens em aulas práticas.

Cada turma é formada por cerca de 15 jovens aprendizes que passam por um processo seletivo bem disputado para ingressar no curso. Devido ao atual momento de pandemia pela Covid-19, as aulas teóricas estão acontecendo on-line, por meio de uma plataforma de ensino a distância.

A Fundação Pão dos Pobres oferece outros programas profissionalizantes, bem como diferentes atendimentos sociais. Clique aqui para conhecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>