Depois do primeiro impacto, com as medidas de distanciamento social, estamos vivendo uma nova fase com a abertura das atividades econômicas, em diferentes localidades.

Independente de onde vamos, já sabemos que o uso do álcool em gel e de máscara faz parte da nova rotina da vida em sociedade. Nessa mesma linha de comportamento seguro, novas tecnologias de higiene estão sendo incorporadas ao dia a dia.

São soluções que garantem, por exemplo, um deslocamento seguro por elevadores, escadas e esteiras rolantes, equipamentos que respondem pela mobilidade de quem mora em condomínio ou trabalha em hospitais, bem como de quem usa o metrô ou o trem diariamente, entre outros.

É certo que estamos todos aprendendo a nos adaptar a uma nova realidade. Por isso, é importante se conectar ao que há de novo para uma mobilidade mais segura, como também para uma limpeza correta que não provoque danos aos equipamentos.

A nova etiqueta do elevador     

Acostumados a um papo com o vizinho no elevador, agora precisamos entender que o uso do equipamento deve ser individualizado. Ou seja, uma pessoa por vez ou somente com pessoas da mesma família.

Ao entrar ou sair do elevador o uso do álcool em gel é necessário, devido ao contato com os botões e para abrir a porta, quando não é do tipo automática. Para facilitar, o dispenser com o álcool em gel deve ficar ao lado do elevador. Assim, ninguém se esquece de usar.

Dispenser automático para álcool em gel.

Dispenser automático para álcool em gel.

Para evitar a aproximação das pessoas, enquanto esperam pelo elevador, adesivos podem ser colocados no chão para organizar o distanciamento. Aliás, uma boa comunicação é um forte aliado, ainda mais agora, quando as pessoas ficam confusas sobre o que é certo e errado.

Adesivo de orientação ao usuário.

Adesivo de orientação ao usuário.

Limpeza correta

O mesmo acontece na hora de limpar o elevador. O uso exagerado de produtos químicos não é indicado. Basta um pano seco embebido em álcool comum para limpar os botões, o revestimento interno, as portas e tudo mais.

Caso contrário, as partes elétricas do elevador podem ser danificadas. Uma solução para evitar o contato do produto é usar uma capa protetora para cobrir o painel com os botões dos andares dentro do elevador e os botões de chamada na parte externa.

Capa protetora para botoeira.

Capa protetora para botoeira.

E para quem busca uma solução ainda mais eficiente, a sanitização do elevador é uma opção já disponível para onde a limpeza manual não alcança, sem nenhum risco para a saúde das pessoas. Vale sempre lembrar, que é errado usar objetos pontiagudos, como caneta ou palito para apertar os botões.

Sanitização de elevadores.

Sanitização de elevadores.

Esterilizadores para o ar e os corrimãos

Além da limpeza normal, existem novas soluções para criar ambientes mais limpos e saudáveis e reduzir o risco de transmissão de vírus, bactérias e microrganismos.

Para o elevador, o esterilizador de ar UV-C é uma opção para os condomínios. Ele atua como um circulador de ar de forma contínua. Assim, descontamina o ar respirado pelos passageiros e ajuda a evitar a propagação, por exemplo, do coronavírus.

Esterilizador de ar do elevador por UV-C.

Esterilizador de ar do elevador por UV-C.

Para as escadas e esteiras rolantes, a tecnologia atua nos corrimãos e também utiliza a eficiência da luz ultravioleta – UV. Em testes realizados, em condições reais, o esterilizador eliminou mais de 99,9% de vírus e bactérias, logo no primeiro ciclo de funcionamento da escada rolante.  Já abordamos essa tecnologia com mais detalhes aqui.

Esterilizador de corrimãos UV-C.

Esterilizador de corrimãos UV-C.

Sem toque

Não tocar em superfícies de uso comum é outro desafio que a nova realidade nos impõe. Por isso, as soluções touchless são uma nova tendência, inclusive na hora de chamar o elevador.  Hoje, já é possível, a partir de um sensor infravermelho, registrar uma chamada apenas aproximando a mão da botoeira do elevador.

Botoeira touchless por aproximação.

Botoeira touchless por aproximação.

Já dentro do elevador, com o próprio smartphone, o passageiro pode registrar o andar de destino, utilizando um app para se conectar ao equipamento. Parece muito futurista, mas não é e já está ao alcance de todos nós. Conheça mais sobre as tecnologias touchless.

Touchless.

Touchless.

Nossa preocupação com o bem-estar das pessoas que transportamos é constante e ficou ainda maior no atual cenário. Por isso, não medimos esforços para oferecer aos nossos clientes o que há de melhor para um deslocamento seguro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>