Como uma das maiores cidades do mundo, São Paulo é plural em vários aspectos: nacionalidades, gastronomias e culturas tão distintas quanto questões de renda, habitação, serviços etc.

Diante do próprio destino, os desafios se impõem, assim como os recordes batidos. O de prédio mais alto da capital ganhou um novo dono e responde pelo nome de Platina 220. Com 172 metros de altura, ele integrará oficialmente a paisagem da cidade em 2022, no Tatuapé, bairro da Zona Leste da cidade, novo eixo de desenvolvimento econômico e urbanístico da região.

O empreendimento apresenta várias características que o tornam referência e, mesmo em meio a tantos arranha-céus, chegou surpreendendo uma metrópole experiente e sempre ávida por inovações.

Para citar uma das mais relevantes, ele se destaca como o mais completo edifício de uso misto da cidade, a partir de uma torre única com andares para apartamentos residenciais, lajes corporativas, salas de escritórios, consultórios, hotel, lojas e restaurantes.

O Platina 220 é da Porte Engenharia e Urbanismo, referência na Região Leste de São Paulo com o desenvolvimento de empreendimentos que contribuem com o espaço urbano. O projeto de arquitetura leva a assinatura do escritório Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados, um dos mais renomados do Brasil.

No topo do prédio mais alto

Em meio a esse cenário, a mobilidade é um ponto crucial do projeto que ganha eficiência com os elevadores TKE para garantir o deslocamento das pessoas pelos 46 andares do prédio.

Para atender às necessidades do empreendimento foram contratados 20 elevadores, incluindo os seis mais velozes que levarão apenas 42 segundos para chegar ao topo do prédio e servirão os pavimentos mais altos, do 25º ao 46º andar.

O conceito do projeto de torre única prevê elevadores de uso exclusivo para atenderem os andares respectivos de cada segmento do empreendimento, seja residencial ou comercial. Desta forma, os passageiros terão total privacidade e conforto para se movimentarem pelo edifício.

Entre os atributos tecnológicos dos elevadores estão as soluções que economizam energia, em linha com o conceito de sustentabilidade do projeto que já obteve a certificação AQUA-HQE. A operação dos elevadores economizará energia com a eficiência das máquinas sem engrenagem com imãs permanentes e do sistema regenerativo de energia. Com essa tecnologia, o edifício pode utilizar parte da energia devolvida pelo elevador durante seu funcionamento, o que representa uma economia de até 35% para o condomínio.

Platina 220: prédio mais alto de São Paulo.

Soluções digitais

As soluções digitais da plataforma AGILE também terão papel fundamental para o deslocamento eficiente dos passageiros que ocuparão os andares mais altos.

Com o AGILE Antecipação de Chamadas será possível distribuir as pessoas de acordo com o andar que desejam ir, função que passa a ser realizada em terminais com telas touchscreen que podem ser personalizadas por meio do AGILE Design Center.

Oedifício mais alto da capital paulista também contará com um sistema que programa os elevadores de acordo com a demanda e as necessidades de uso. O AGILE Gestão de Elevadores opera a partir de um sistema que pode ser utilizado por meio de computadores disponíveis na portaria ou sala de controle ou, até mesmo, por aplicativo para smartphones.

Os elevadores do Platina 220 também estarão conectados ao MAX, primeira solução de manutenção preditiva. Com ela é possível detectar falhas nos equipamentos antes que os passageiros percebam algum problema e que pode causar a paralisação dos mesmos. Essa tecnologia aplica conceitos de inteligência artificial e Internet das Coisas (IoT), aumentando significativamente a disponibilidade dos equipamentos e a eficiência de transporte nas grandes cidades.

Vale destacar também que os elevadores atendem às normas técnicas nacionais e internacionais de acessibilidade,  promovendo a inclusão de todas as pessoas que vão morar, trabalhar ou visitar o Platina 220. Nossa expertise em sistemas inovadores contribui para a mobilidade urbana, principalmente em projetos de arranha-céus que desafiam arquitetos e engenheiros pelo mundo afora. No Brasil, entre tantos exemplos, podemos citar o Figueira Altos do Tatuapé, o residencial mais alto de São Paulo, mais uma parceria com a Porte Engenharia e Urbanismo, entregue recentemente pela construtora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>