Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE), as mulheres vivem cerca de sete anos a mais que os homens. A falta de cuidado com a saúde está por trás dessa constatação, pois historicamente, os homens não tem o hábito de ir ao médico e realizar exames preventivos.

Uma realidade que a campanha Novembro Azul busca mudar, levando orientações sobre a importância do autocuidado e dos exames periódicos para prevenir o câncer de próstata, a segunda causa de morte por tumores no sexo masculino.

Com o tema Saúde Também é Papo de Homem, definido pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a campanha deste ano busca motivar a realização de exames que detectam o câncer de próstata a partir dos 50 anos, ou ainda mais cedo, aos 45 anos, para aqueles que têm parentes de primeiro grau diagnosticados com a doença.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) devem ser registrados  65.840 novos casos em 2021. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental, pois possibilita um tratamento muito mais eficaz da doença, com melhor qualidade de vida e chance de cura em até 90% dos casos.

Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, mostram que a mortalidade por câncer de próstata aumentou cerca de 10% em cinco anos, subindo de 14.542, em 2015, para 16.033, em 2019.

Além de promover a conscientização, a campanha Novembro Azul deste ano é também um incentivo para que mais homens façam os exames preventivos, pois muitos deixaram de realizá-los por conta da pandemia da Covid-19 no ano passado.

A SBU informa, com base em dados do Ministério da Saúde, que houve redução de 21,5% das cirurgias para retirada da próstata por câncer, em 2020 na comparação com 2019. O exame de PSA caiu 27%; a biópsia da próstata, 21%; as consultas com médico urologista no SUS tiveram queda de 33,5%; e as internações diminuíram 15,7%.

Laço azul

A campanha Novembro Azul foi lançada em 2003, na Austrália, com a finalidade de chamar a atenção sobre os problemas de saúde relacionados ao público masculino e alertar sobre a importância do diagnóstico precoce. O mês foi escolhido por conta de 17 de novembro ser o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

A cada ano, o movimento cresce e ganha força e adesão com o compartilhamento de informações. Em todo o mundo, já faz parte do calendário de empresas e de entidades da sociedade civil, que promovem atividades ao longo do mês com o propósito de orientar os homens sobre a importância de se cuidar, e manter uma rotina de consulta com o urologista e a realização de exames preventivos periódicos. Nós apoiamos o movimento Novembro Azul e a prevenção ao câncer de próstata faz parte do Programa Elevando a Saúde, a partir de diversas iniciativas com o objetivo de proporcionar o bem-estar dos homens que trabalham conosco. Como parte da ação, vamos iluminar de azul, pelo 8º ano consecutivo, a torre de testes da nossa planta, localizada em Guaíba (RS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>