Muda o mês, muda-se a cor em prol de importante causa de saúde. Agora, em novembro, tudo fica azul para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
A campanha Novembro Azul busca orientar a população masculina a realizar exames preventivos do câncer de próstata a partir dos 50 anos. Já os homens considerados dentro do grupo de risco, os negros e os que têm parentes de primeiro grau com câncer de próstata, devem começar os exames a partir dos 45 anos.
Essas recomendações devem-se à comprovação de que um possível diagnóstico da doença logo no seu início, quando não costuma apresentar sintomas, garante qualidade de vida e sucesso no tratamento e até cura em 90% dos casos.
Além disso, a realização de exames periódicos por grande parte da população masculina pode mudar a estatística de que o câncer de próstata é a neoplasia sólida mais comum e a segunda maior causa de óbito oncológico em homens.

Câncer e pandemia

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), entre 2020 e 2022, são estimados 65.840 novos casos de câncer de próstata, para cada ano. Porém, em 2020, esses números podem ser diferentes por conta da pandemia da Covid-19.
Desde que começou o isolamento social para conter a disseminação da Covid-19, houve uma queda de 70% das cirurgias oncológicas; redução de 50% a 90% das biópsias enviadas para análise; e entre 50 mil a 90 mil pessoas deixaram de receber diagnóstico.
Assim, a campanha deste ano ganha maior destaque na orientação e conscientização para que os homens façam seus exames periódicos, mesmo com a pandemia. Pois, apesar das inovações terapêuticas e das políticas de conscientizações, atualmente, cerca de 25% dos pacientes com câncer de próstata ainda morrem pela doença e 20% dos casos são diagnosticados já em estágios avançados.

Laço azul

A campanha Novembro Azul teve início, em 2003, na Austrália, com a finalidade de chamar a atenção sobre problemas de saúde relacionados ao público masculino.
Nos anos seguintes, se espalhou pelo mundo e teve como propósito conscientizar os homens, que são mais resistentes a fazer exames preventivos e de rastreio do câncer de próstata, sobre a importância de manter uma rotina de visitas ao médico e de exames periódicos. Essa prática em prol da prevenção consta de nossa política de saúde. Por isso várias ações são realizadas durante o mês de novembro para orientar e levar bem-estar aos homens das nossas equipes.  Também em apoio à campanha, nossa torre de testes, em Guaíba (RS) ficará iluminada na cor azul, pelo 7º ano consecutivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>