O elevador como qualquer equipamento também sofre com o passar do tempo depreciações, desgaste de peças e desatualizações, mesmo com uma manutenção periódica, como prevê a legislação.

Quando isso acontece, o mais indicado é a modernização do elevador, ou seja, substituir componentes antigos por mais modernos. Isso porque, com o avanço da tecnologia, os elevadores vão ficando obsoletos, como também esteticamente ultrapassados.

Portanto, para atingir um patamar tecnológico como o dos elevadores modernos é necessário promover um upgrade no elevador antigo.  A modernização, como detalharemos neste post, pode ser realizada tanto nos componentes mais complexos, como a máquina de tração e o quadro de comando, até naqueles itens relacionados à estética do elevador como a cabina e seus acabamentos.   

Os benefícios para os condomínios que optam em modernizar o elevador são diversos: melhor desempenho, maior segurança aos passageiros, mais conforto, economia de energia, e por consequência, menos gastos com os procedimentos de manutenção.

Quando devo modernizar o elevador?

Os elevadores com 15 anos ou mais de uso já podem ser modernizados. Isso porque, os elevadores evoluíram muito, principalmente a partir dos anos de 1990, quando começaram a sair de fábrica modelos com componentes eletrônicos microprocessados e com inversores de frequência, além de máquinas sem engrenagens de alta performance.

Com a adequação às novas tecnologias, design e segurança, a modernização eleva o patamar do elevador aos modelos mais atuais do mercado.  Além de conforto nas viagens, os elevadores ganham mais precisão no nivelamento, deslocamentos mais suaves e, principalmente, mais segurança.

A tecnologia dos materiais usados na fabricação dos elevadores também permite mais segurança com operadores de portas controlados e sistemas eletromecânicos, além de valorizar a estética do condomínio com cabinas modernas, com novos revestimentos e modelos diferentes de painel de comando, botoeiras e indicadores de posição.

Primeiro passo: avaliação do elevador

Mas você sabe qual o primeiro passo para ter um resultado efetivo? Ou melhor, como saber qual tipo de modernização se encaixa no perfil do seu condomínio?

A ideia de fazer o elevador instalado evoluir tecnologicamente traz embutido o conceito de modularidade. Ou seja, o condomínio pode optar por uma reforma do elevador de acordo com suas necessidades, levando em conta o valor do investimento.

Para quem deseja um upgrade total, com a substituição de praticamente todos os componentes, mantendo apenas as guias e contrapeso, por exemplo, o indicado é a modernização total. Quando o condomínio quer fazer uma reforma gradativa, modernizando o elevador aos poucos, ele pode optar por uma modernização parcial ou customizada.

Para auxiliar na tomada de decisão do cliente, a TKE oferece uma nova linha de produtos desenvolvida para a modernização de elevadores residenciais e comerciais: G Power, GR Power e GL Power que juntas apresentam soluções completas para os clientes com elevada performance e excelente relação custo x benefício.

Além da melhor proposta técnica, a nova linha de modernização também permite incorporar novas tecnologias disponíveis no mercado. Entre elas, o MAX, solução inovadora de manutenção preditiva e a plataforma AGILE de soluções digitais.

Independente da escolha, uma avaliação técnica criteriosa do equipamento é a primeira ação necessária para identificar quais partes/componentes devem ser substituídos imediatamente e aqueles que poderão ser trocados em um segundo momento.

Elaborar um projeto executivo é, portanto, fundamental para avaliar vários aspectos da reforma do elevador. A análise deve englobar desde os aspectos mais técnicos até as soluções de design e acabamento para o condomínio alcançar o resultado esperado. A TKE desenvolve a melhor solução para cada condomínio que necessita de um upgrade tecnológico e reformar o design dos elevadores. Conheça nossa área de Modernização e solicite um orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>