Quem nunca presenciou uma criança chamar o elevador e sair correndo não viveu em condomínio. A falta de informação, somada à ingenuidade e ao desejo de viver uma aventura com os amigos, acaba produzindo essa e outras peraltices que comprometem a segurança.

Neste contexto, a ação Faça a Coisa Certa é uma importante aliada para tratar do perigo que ronda brincadeiras que podem acabar mal. Em sua 14ª edição, a segunda em formato digital, a campanha criada pela TKE já impactou mais de 200 mil pessoas nos últimos oito anos e tem como foco pais e filhos. Sim, o objetivo é orientar as crianças e os pré-adolescentes de 6 a 12 anos e, ao mesmo tempo, conscientizar os pais e os responsáveis quanto à forma correta e segura de usar elevadores, escadas e esteiras rolantes.

Faça a Coisa Certa

Aproveitando o mês das crianças, a ação Faça a Coisa Certa abre espaço para atividades que atraem o público em questão: game, gibi e vídeos com conteúdos que contribuem para o aprendizado dentro e fora dos condomínios.

A campanha também abrange as ruas, reforçando a importância da segurança no uso dos equipamentos de mobilidade em espaços públicos, como shopping centers, que estão recebendo cada vez mais público após meses de pandemia.

Como nos condomínios residenciais, em lugares públicos também é comum se deparar com a garotada encarando o elevador como brinquedo ou as escadas rolantes como escorregadores.

Mas estamos falando de equipamentos que exigem atenção por parte do usuário, já que as crianças podem ficar expostas a acidentes em virtude de fatos inesperados como a paralização do elevador por queda de energia ou um simples tropeço no degrau da escada rolante.  

Diante disso, ações preventivas podem – e devem – ser aplicadas no dia a dia, atingindo os pequenos e também seus responsáveis.

Interatividade e diversão

O destaque da ação fica por conta do aplicativo Faça a Coisa Certa, jogo para baixar no celular ou tablet e disponível na versão iOS (em breve para Android também). O game permite imersão em conteúdo divertido para capturar as crianças, facilitando a absorção das dicas de segurança.

Para quem já é fã da campanha, uma novidade da edição de 2021 é a personagem Elevita, uma pré-adolescente que se une à dupla Super-Zero e Segurita nas aventuras alinhadas com os mais importantes aspectos que a TKE deseja transmitir sobre segurança. Mas ela também traz o olhar para a diversidade, assim todas as crianças e pré-adolescentes se sentem representados na campanha.

Além do game, a ação inclui o gibi Super-Zero, Segurita & Elevita em Busca da Segurança e vídeos protagonizados pelos personagens que ensinam como usar corretamente os equipamentos – esses audiovisuais podem ser compartilhados em casa e até na escola com professores e amigos.

Em tempos de pandemia, a turminha ainda aproveita para lembrar a todos sobre as medidas de saúde que merecem atenção no mundo de hoje: o uso de máscaras, a higienização das mãos antes e após sair do elevador e depois de usar a escada ou esteira rolante, e a importância da vacinação, enfatizando essa necessidade para quem tem entre 12 e 17 anos, grupo que consta no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).

Uso correto e prevenção

As atividades que integram a campanha Faça a Coisa Certa podem ser acessadas por quem desejar, afinal a ideia é democratizar as informações sobre a importância da segurança em torno dos equipamentos de mobilidade.

Mesmo não sendo comum o registro de acidentes com crianças em elevadores e escadas rolantes, certas atitudes devem ser sempre reforçadas.

Entre os exemplos mais comuns é possível citar a importância de a criança apenas usar o elevador na companhia de um adulto; aguardar o elevador com menor quantidade de passageiros; usar o corrimão das escadas e esteiras (sem se debruçar sobre ele ou encará-lo como escorregador); não correr, subir ou descer no sentido contrário ao fluxo da escada rolante; não sentar nos degraus da escada ou apoiar os pés sobre o rodapé da mesma; não brincar ou pular dentro do elevador; apenas apertar o botão do andar de destino; não segurar a porta do elevador e manter-se no fundo do mesmo caso vá descer por último.

É fundamental que as ações também sejam construídas pelos responsáveis pelos espaços públicos. Cabe a eles adaptarem os locais para a criançada e inibirem hábitos inseguros pela aplicação de leis e fiscalizações em prol da prevenção. A Norma Brasileira (NBR NM 195/1999) é um exemplo ao determinar o uso de avisos de alerta sobre situações de perigo nos locais onde estão instalados as escadas e as esteiras rolantes.Nosso compromisso é com a segurança das pessoas que usam os nossos equipamentos diariamente e, no mês de outubro, mês das crianças, nosso olhar especial é para os pequenos e também para aqueles que já estão na pré-adolescência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>