A cidade do Kuwait, principal localidade e capital do país árabe, possui  belas praias e uma arquitetura moderna, cujos prédios altos se destacam na paisagem. Entre os grandes edifícios, está a nova sede do Banco Nacional do Kuwait (NBK).

Com um design diferenciado, inspirado em pérolas e conchas, o prédio possui 63 andares que estão distribuídos ao longo de seus 300 metros. Com essa altura, é o segundo edifício mais alto do país e um novo marco no skyline da cidade.

Por atender as exigências relacionadas a aspectos ambientais e energéticos, o edifício possui a certificação LEED Gold (Leadership in Energy and Environmental Design), um sistema internacional de certificação e orientação ambiental, sendo um dos primeiros empreendimentos do país a obter esse diferencial.

Inovação em elevadores

Para a mobilidade do edifício foram escolhidos os elevadores TWIN, sistema inovador que permite o deslocamento de duas cabinas no mesmo poço de forma independente. A sede do NBK é o primeiro edifício do Kuwait com o TWIN.

São dez elevadores com essa configuração, que tornam mais eficiente o uso do espaço disponível, com menor consumo de energia e ampliação da capacidade, podendo transportar até 40% mais passageiros que um elevador convencional.

Esses elevadores exclusivos e inovadores tabém estão em outros famosos edifícios do Oriente Médio. Entre eles, a Torre Latifa, em Dubai; a Torre do Fundo de Investimento Público (PIF), em Riade; a 10th Kings Road Tower, em Jeddah; e a State Audit Bureau Towers e a Al Sultan Tower, em Doha.

A sede do NBK conta ainda com 12 elevadores convencionais que podem atingir a velocidade de 6 metros por segundo, sendo um panorâmico. Também foram instaladas duas escadas rolantes.

Com um design, inspirado em pérolas e conchas, o prédio possui 63 andares.

Gerenciamento de chamadas

Para contribuir com a melhor mobilidade das pessoas entre os andares, o edifício está equipado com o AGILE – Antecipação de Chamadas.  

No saguão dos elevadores, o usuário escolhe em um terminal o andar que deseja ir. O software analisa a solicitação e agrupa em um mesmo elevador os passageiros com base na similaridade de destino. Com isso, evita filas no hall, reduz o número de paradas a cada viagem, proporciona o uso mais eficiente da capacidade disponível do elevador e ajuda na economia do consumo de energia do edifício.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>