O setor da construção civil é um dos mais importantes da economia brasileira por seu papel relevante no Produto Interno Bruto (PIB), com a geração de emprego e renda.

Para debater sobre os desafios diante do atual cenário da economia mundial e as perspectivas futuras, a Câmara Brasileira da Construção Civil (CBIC) está promovendo esta semana o 93º Encontro Nacional da Indústria da Construção Civil (Enic), um dos mais importantes do setor.

Importante fórum de debates do setor, o evento é gratuito e virtual, e traz uma pauta extensa sobre temas como obras públicas, privatizações, soluções inovadoras e eficientes, perspectivas do setor, mercado imobiliário, entre outros.

Nesta edição, a programação está bem diversificada e conta com importantes nomes do mercado. Entre os palestrantes estão representantes dos governos federal, estadual e municipal, empresários do setor, universidades, sindicatos da construção e entidades de classe.

Desafios e oportunidades

O setor da construção tem enfrentado uma série de dificuldades decorrentes do cenário mundial, como o aumento e o desabastecimento dos insumos. A falta de matéria-prima e o alto custo é uma das preocupações que o Enic vai abordar. Para o presidente da CBIC, José Carlos Martins, a estratégia do setor diante desses desafios passa por um choque de oferta por meio da importação de produtos. Ele também ressalta que a demanda por imóveis, as baixas taxas de juros e a alta do crédito imobiliário devem continuar até o próximo ano com reflexos positivos para o setor.

Os dados já começam a refletir essa tendência. No segundo trimestre de 2021, se comparado ao mesmo período do ano passado, o setor cresceu 13,1%, conforme resultados do PIB divulgados em setembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com base nos dados, a estimativa da CBIC para o resultado final do PIB da Construção Civil, em 2021, indica alta de 4%, mas os dados mais recentes do mercado de trabalho formal, mostrando uma retomada consistente do setor, a entidade poderá revisar essa estimativa para cima.

Mais prédios subindo e obras sendo realizadas também impactam na oferta de trabalho no canteiro de obra. Segundo o Ministério do Trabalho, de janeiro a agosto deste ano o setor foi responsável pela criação de quase 238 mil novos postos de trabalho formais. Nos últimos 12 meses, o segmento abriu 1.138 novos postos de trabalho com carteira assinada por dia útil.

Cadeia da construção

A indústria da construção civil movimenta uma cadeia de valor que engloba vários setores da economia, desde a matéria-prima, passando pela indústria de materiais de construção, setor de serviços até a execução da obra e entrega do empreendimento.

Esse encadeamento movimenta a economia e impulsiona o crescimento das cidades após a entrega de um novo projeto, gerando novas demandas por serviços, criando um ciclo virtuoso.

No período de 2011 a 2020, a construção civil foi responsável por 22% do PIB da Indústria e 49,46% da Formação Bruta de Capital Fixo da economia foram realizados pela construção.

As atividades do setor também impactam na geração de investimentos. Nos últimos dez anos, o setor foi responsável por quase 50% dos investimentos no país. Para efeito comparativo, cada real investido na produção de uma nova habitação, por exemplo, representa um investimento total de R$2,46, mais do que o dobro. Como parte da cadeia da construção civil, a TKE patrocina o Enic como forma de contribuir para o debate e o desenvolvimento de propostas para a ampliação de investimentos em novos projetos para diferentes construções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>